Questões Economia INTRODUÇÃO A ECONOMIA

Considere que o estado do Pará pode produzir, em um ano, 200 milhões de sacas de castan...

Responda: Considere que o estado do Pará pode produzir, em um ano, 200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 600 milhões de sacas de açaí, ou uma combinação desses dois produtos. O estado do Maranhão pode ...


1Q743450 | Economia, INTRODUÇÃO A ECONOMIA, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Considere que o estado do Pará pode produzir, em um ano, 200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 600 milhões de sacas de açaí, ou uma combinação desses dois produtos. O estado do Maranhão pode produzir 200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 200 milhões de sacas de açaí, ou uma combinação desses dois produtos. A partir dessas informações, julgue os itens que se seguem. Caso o estado do Maranhão se disponha a trocar uma saca de castanha-do-pará por duas sacas de açaí do estado do Pará, então essa transação será igualmente vantajosa para os dois estados.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Camila Duarte
Por Camila Duarte em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b)

Para entender se a troca proposta é vantajosa para ambos os estados, precisamos analisar a relação de troca entre castanha-do-pará e açaí em cada estado. No Pará, a capacidade de produção é de 200 milhões de sacas de castanha-do-pará ou 600 milhões de sacas de açaí. Isso implica que 1 saca de castanha-do-pará equivale a 3 sacas de açaí no Pará (600 milhões dividido por 200 milhões).

No Maranhão, a capacidade de produção é de 200 milhões de sacas para ambos os produtos, indicando que 1 saca de castanha-do-pará equivale a 1 saca de açaí.

Portanto, se o Maranhão trocar 1 saca de castanha-do-pará por 2 sacas de açaí do Pará, o Pará estaria perdendo, pois para eles, 1 saca de castanha-do-pará vale 3 sacas de açaí. Assim, a troca proposta não é igualmente vantajosa para ambos os estados.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.