Leia o texto abaixo. “São, pois, os sofistas que irão consumar a inflexão an...
Responda: Leia o texto abaixo. “São, pois, os sofistas que irão consumar a inflexão antropológica da filosofia grega. A própria designação sophistês, que engloba o saber teórico e as habilidades p...
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Por Equipe Gabarite em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: c)
A questão pede para identificar a alternativa que NÃO convém à antropologia sofística. Os sofistas, filósofos da Grécia Antiga, focavam em temas como a natureza humana, a relação entre convenção e natureza, e o papel da linguagem e do discurso na sociedade.
A alternativa a) está correta ao mencionar o conceito de natureza humana, que era central para os sofistas, que exploravam as características e exigências essenciais do ser humano.
A alternativa b) também é adequada, pois os sofistas realmente discutiam a oposição entre nómos (convenção) e physis (natureza), uma discussão fundamental para o desenvolvimento do pensamento jurídico e político.
A alternativa d) é pertinente, pois reflete a visão sofista do homem como um ser de necessidades e carências, que deve usar a cultura para suprir o que a natureza não lhe fornece.
A alternativa e) é correta ao destacar que os sofistas viam o homem como zoon logikón, um ser dotado de razão e discurso, habilidades essenciais para a persuasão e o debate, elementos centrais na sofística.
A alternativa c), que menciona uma concepção de desenvolvimento progressivo da cultura atribuída a Mênon, não é adequada, pois Mênon é uma figura associada a Platão e não aos sofistas. Além disso, a ideia de um desenvolvimento progressivo da cultura não é um tema central ou distintivamente sofista, mas sim mais relacionado ao pensamento posterior, especialmente platônico e aristotélico.
A questão pede para identificar a alternativa que NÃO convém à antropologia sofística. Os sofistas, filósofos da Grécia Antiga, focavam em temas como a natureza humana, a relação entre convenção e natureza, e o papel da linguagem e do discurso na sociedade.
A alternativa a) está correta ao mencionar o conceito de natureza humana, que era central para os sofistas, que exploravam as características e exigências essenciais do ser humano.
A alternativa b) também é adequada, pois os sofistas realmente discutiam a oposição entre nómos (convenção) e physis (natureza), uma discussão fundamental para o desenvolvimento do pensamento jurídico e político.
A alternativa d) é pertinente, pois reflete a visão sofista do homem como um ser de necessidades e carências, que deve usar a cultura para suprir o que a natureza não lhe fornece.
A alternativa e) é correta ao destacar que os sofistas viam o homem como zoon logikón, um ser dotado de razão e discurso, habilidades essenciais para a persuasão e o debate, elementos centrais na sofística.
A alternativa c), que menciona uma concepção de desenvolvimento progressivo da cultura atribuída a Mênon, não é adequada, pois Mênon é uma figura associada a Platão e não aos sofistas. Além disso, a ideia de um desenvolvimento progressivo da cultura não é um tema central ou distintivamente sofista, mas sim mais relacionado ao pensamento posterior, especialmente platônico e aristotélico.
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