Questões Enfermagem Atenção Básica e Saúde da Família

A Atenção Básica, e de maneira e...

Responda: A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as dif...


1Q840149 | Enfermagem, Atenção Básica e Saúde da Família, Enfermeiro Multiprofissional, SES DF, IADES, 2020

A Atenção Básica, e de maneira especial, a Estratégia Saúde da Família (ESF), para a sua consecução, necessita de diretrizes que apóiem as diferentes atividades a elas relacionadas. A definição de território adstrito, tão cara à sua organização, coloca-se como estratégia central, procurando reorganizar o processo de trabalho em saúde mediante operações intersetoriais e ações de promoção, prevenção e atenção à saúde (MONKEN; BARCELLOS, 2005). Isso permite a gestores, profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) compreender a dinâmica dos lugares e dos sujeitos (individual e coletivo), desvelando as desigualdades sociais e as iniquidades em saúde (GONDIM, 2012).

FIGUEIREDO, E. N. de. A Estratégia Saúde da Família na Atenção Básica do SUS.

Considerando a ESF e os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 
De acordo com a PNAB, entende-se que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) é de 1,5 mil a 4 mil pessoas, localizadas ou não dentro do respectivo território, garantindo o princípio da longitudinalidade do cuidado.
  1. ✂️
  2. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Rodrigo Ferreira
Por Rodrigo Ferreira em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: b) Errado

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), estabelecida pela Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, define que a população adscrita por equipe de Atenção Básica (eAB) e de Saúde da Família (eSF) deve ser de, preferencialmente, 2 mil a 3,5 mil pessoas, podendo variar entre 1 mil a 4,5 mil pessoas, dependendo de critérios como vulnerabilidade e densidade populacional do território. Além disso, a PNAB enfatiza que a população adscrita deve estar preferencialmente localizada dentro do território de atuação da equipe, o que é fundamental para garantir o princípio da longitudinalidade do cuidado. Portanto, a afirmação de que a população adscrita pode estar localizada ou não dentro do respectivo território não está de acordo com as diretrizes da PNAB.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.