Questões Português

O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural

Responda: O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo adequado a lacuna desta frase:


1Q8403 | Português, Técnico Judiciário, TJ RJ, FCC

Texto associado.
Nosso espaço

Já somos mais de 6 bilhões, não contando o milhão e pouco que nasceu desde o começo desta frase. Se fosse um planeta bem administrado isso não assustaria tanto. Mas é, além de tudo, um lugar mal frequentado. Temos a fertilidade de coelhos e o caráter dos chacais, que, como se sabe, são animais sem qualquer espírito de solidariedade. As megacidades, que um dia foram símbolos da felicidade bem distribuída que a ciência e a técnica nos trariam - um helicóptero em cada garagem e caloria sintética para todos, segundo as projeções futuristas de anos atrás -, se transformaram em representações da injustiça sem remédio, cidadelas de privilégio cercadas de miséria, uma réplica exata do mundo feudal, só que com monóxido de carbono. Nosso futuro é a aglomeração urbana e as sociedades se dividem entre as que se preparam - conscientemente ou não - para um mundo desigual e apertado e as que confiam que as cidadelas resistirão às hordas sem espaço. Os jornais ficaram mais estreitos para economizar papel, mas também porque diminui a área para a expansão dos cotovelos. Adeus advérbios de modo e frases longas, adeus frivolidades e divagações superficiais como esta. A tendência de tudo feito pelo homem é a diminuição - dos telefones e computadores portáteis aos assentos na classe econômica. O próprio ser humano trata de perder volume, não por razões estéticas ou de saúde, mas para poder caber no mundo.

(Adaptado de Luís Fernando Veríssimo, O mundo é bárbaro)
O verbo indicado entre parênteses deverá flexionar-se numa forma do plural para preencher de modo adequado a lacuna desta frase:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

💬 Comentários

Confira os comentários sobre esta questão.
Matheus Fernandes
Por Matheus Fernandes em 31/12/1969 21:00:00
Gabarito: e) A questão pede que o verbo entre parênteses seja flexionado no plural para preencher corretamente a lacuna da frase.

Vamos analisar cada alternativa:

a) "Será que um dia se atingir a cifra..." - O sujeito é "a cifra", que está no singular, portanto o verbo deve estar no singular.

b) "Infelizmente não caber aos homens..." - O sujeito é "aos homens", plural, mas o verbo está na forma "caber" no infinitivo, e a estrutura "não caber aos homens" exige verbo no singular para concordar com o sujeito indeterminado da oração.

c) "Não é difícil imaginar o que nos reservar o adensamento..." - O sujeito é "o adensamento", singular, verbo deve estar no singular.

d) "Aos jornais se impor reduzir as páginas..." - O sujeito é "reduzir as páginas", uma oração no infinitivo, e o verbo "impor" deve concordar com o sujeito indeterminado, ficando no singular.

e) "Até mesmo a regime de emagrecimento devem submeter-se os homens do futuro." - Aqui, o sujeito é "os homens do futuro", plural, e o verbo "dever" deve concordar com ele, ficando no plural "devem".

Portanto, a única alternativa que exige verbo no plural para concordar com o sujeito é a letra e.

Checagem dupla: a análise sintática confirma que "os homens do futuro" é sujeito plural, e o verbo deve concordar com ele, justificando o plural "devem".

Assim, o gabarito correto é a letra e.
⚠️ Clique para ver os comentários

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo

Ver comentários
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.