A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da educação básica é um documento fundamental no contexto da educação
brasileira, pois estabelece as competências e habilidades que os alunos devem desenvolver ao longo de sua trajetória escolar.
A BNCC busca garantir uma educação de qualidade e equitativa, alinhando os objetivos educacionais em todo o país, independentemente da região ou da instituição de ensino. As competências e habilidades propostas por este documento estão
organizadas de forma a contemplar diferentes áreas do conhecimento, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. Entre as competências mais destacadas pela BNCC, podemos mencionar, EXCETO:
a) Autonomia : capacidade de aprender de forma autônoma, estabelecendo metas, planejando a própria aprendizagem e tomando decisões responsáveis sobre o seu percurso educativo.
b) Pensamento crítico: capacidade de analisar, avaliar e argumentar de forma crítica como uma competência-chave na BNCC.
Os alunos são incentivados a questionar, refletir e desenvolver um pensamento autônomo e reflexivo.
c) Habilidades socioemocionais : além das competências cognitivas, a BNCC valoriza o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como empatia, respeito, autorregulação emocional e autoconhecimento, que são fundamentais para o bem-estar pessoal e a convivência social saudável.
d) Conhecimento : a BNCC prioriza, em oposição às habilidades socioemocionais, o desenvolvimento de competências relacionadas ao conhecimento, incluindo o domínio de conteúdos específicos em cada área do conhecimento. Além disso, enfatiza
a importância da interdisciplinaridade e da conexão entre os diferentes campos do saber.