Sobre a ideia de organização, prévia ou não, de experiências,
situações de aprendizagem realizadas por docentes, redes de
ensino de forma de levar a cabo um processo educativo (LOPES,
MACEDO, 2011, p.19) está o que tem sido denominado currículo.
Para Silva (2001), as teorias curriculares permitem questionar,
ora se complementam e são necessárias para pensarmos nos
rumos da educação e nas relações sociais, de modo geral.
Sobre as Teorias Tradicionais de Currículo, As Teorias Críticas e
Teorias Pós-críticas avalie as afirmativas a seguir.
I. Teoria tradicional: o saber, expresso no currículo tradicional,
está ligado à situação existencial das pessoas envolvidas no
ato de conhecer, portanto o papel de uma educação
consciente é adaptar os indivíduos de forma participativa à
sociedade.
II. Teorias Críticas: problematizaram o que é considerado
conhecimento escolar, entendendo que a seleção de
conteúdos consiste no resultado de um processo envolvendo
conflitos e disputas e relações de poder.
III. Teorias Pós-Críticas: articulam-se às Teorias Críticas
ressignificando as relações saber-poder que operam via
conhecimento escolar, pois os sujeitos que fixam sentidos de
conhecimento escolar têm valor posicional e contingente. Um
posicionamento teórico que questiona a ideia de uma
modernidade, na qual os sujeitos, as relações e as instituições
são percebidos de formas essencializadas e engessadas,
passando a operar com a dinâmica de uma sociedade que
desestabiliza os sentidos de verdade sobre sujeitos e “coisas
deste mundo” até então hegemônicos.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II, apenas. ✂️ c) II e III, apenas. ✂️ d) III, apenas. ✂️ e) I, II e III.