De acordo com Hargreaves e Fullan (2000) a escola é uma
organização social “aprendente”. Uma organização que se
desenvolve à medida que seus professores também se
desenvolvem. Nesse sentido, a autoridade e a distribuição de
poder são ressignficadas na substituição dos processos
centralizados e fundamentados em razões de ordem técnica e
burocrática por decisões compartilhadas e nascidas da
articulação dos interesses dos diversos coletivos da escola
(Ferreira, 2004).
Neste contexto, avalie se as seguintes afirmativas estão corretas.
I. A coordenação constitui-se por um educador, e como tal
deve estar no combate a tudo aquilo que desumaniza a
escola: a reprodução da ideologia dominante, o
autoritarismo, o conhecimento desvinculado da realidade, a
evasão, a lógica classificatória e excludente [...], a
discriminação social na e através da escola.
II. A concepção de uma formação docente descontextualizada
do contexto cultural é responsável pela ineficácia do trabalho
pedagógico, uma vez que é impossível dissociar o “jogo
coletivo” da ação de cada indivíduo. Portanto, a organização
do trabalho escolar implica, necessariamente, um processo
coletivo, cuja articulação entre supervisores coordenadores,
supervisores e professores faz-se necessária à organização
social escolar contemporânea.
III. Na organização social escolar, encontram-se e se confrontam
culturas e nela os indivíduos se constroem como sujeitos
coletivos, mantendo, por vezes, relações contraditórias com a
cultura escolar e também com os diferentes coletivos que
nela circulam. Nesse cenário, muitas vezes marcado pelo
dissenso, se estabelecem contínuas negociações de consenso,
compromissos para o trabalho escolar que são reconstruídas
em articulação pelos profissionais da educação
compromissados com uma “escola aprendeste”.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I e II, apenas. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) III, apenas. ✂️ d) I e III, apenas. ✂️ e) I, II e III.