Saber como a BNCC está organizada é fundamental para a compreensão do que ela propõe, fazendo, assim, o uso como
ferramenta de suporte ao planejamento escolar. Na BNCC, a prática de linguagem, conceito que envolve o conhecimento
sobre as várias formas de manifestações linguísticas, está dividida em quatro eixos temáticos que possuem articulações entre
si; dentre esses eixos está a leitura e a escuta. No que se refere ao eixo da leitura e escuta, assinale a afirmativa correta.
✂️ a) Tem como objetivo a ampliação do letramento das crianças, por meio de estratégias de leituras, compartilhada ou
autônoma, ampliando a complexidade dos textos de forma gradativa. Na BNCC, esta prática vai além de textos escritos,
inclui-se, também, sons, como áudios e músicas; imagens estáticas, como fotografias e ilustrações; e, em movimento, como
filmes e vídeos. ✂️ b) Neste eixo, a BNCC propõe que os discentes obtenham o domínio na elaboração de textos de diversos gêneros. Nos primeiros
anos, é fundamental que saibam para que serve a escrita e como praticá-la, para isso, o professor deve salientar que, antes
de produzir um texto, é necessário pensar em quatro questões: quem escreve, quem irá ler, onde o texto será publicado e
qual o seu objetivo. No início, o professor é quem dará essas respostas, mas, gradualmente, os alunos serão capazes de
refletirem sozinhos. ✂️ c) Essa prática de linguagem engloba mais do que estudar as regras e normas morfossintáticas, semânticas e ortográficas,
sendo de suma importância que os alunos desenvolvam um olhar analítico e integrado, segundo a BNCC. Dessa forma, irá
fazer com que eles consigam refletir sobre as normas-padrão, o funcionamento da língua e o sistema de escrita alfabética.
Ao trabalhar uma produção de texto, torna-se possível, por exemplo, realizar entrevistas (oral) com registros (escrita), ler
textos modelares do mesmo gênero (leitura) e transformar a entrevista em texto escrito (análise linguística). ✂️ d) A inserção deste eixo nas práticas de linguagem intensifica a ideia de que a oralidade também deve ser objeto de estudo,
algo que já fazia parte da dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). A BNCC reconhece que é através de interações entre
pessoas que ocorre a aprendizagem sobre as características discursivas e as estratégias de fala e escuta. O professor deve
desenvolver discussões que estimulam a capacidade de argumentação, que vá além do que apenas a tradicional exposição
oral e das rodas de conversas, podendo fazer uso de estudos envolvendo podcasts, programas de rádio, seminários, contos
de histórias, dentre outros.