A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) estruturou a Educação Infantil em cinco campos de experiência. A saber: O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e
movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala,
pensamento e imaginação; e Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as
falsas ( F ) tendo como referência esses campos.
( ) O contato com os livros deve iniciar a partir
dos dois anos, quando as crianças conseguem
segurar os objetos (livros) e reconhecer imagens, contribuindo para o desenvolvimento do
gosto pela leitura, estimulando a imaginação e
aumentando o conhecimento de mundo.
( ) Proporcionar momentos em que as crianças
possam interagir com diferentes grupos sociais
e culturais contribui para ampliar a percepção
sobre si mesmas e sobre os outros, fortalecendo sua identidade, aprendendo a respeitar
os demais e reconhecendo as diferenças.
( ) As experiências em que as crianças possam
manipular objetos, investigar e explorar seu
entorno e levantar hipóteses, são fundamentais, cabendo ao educador responder a todas
as questões surgidas nesses momentos.
( ) Rabiscos e garatujas surgidos em escritas
espontâneas não convencionais são indicativos de compreensão da escrita como sistema
de representação da língua.
Assinale a alternativa que indica a sequência correta ,
de cima para baixo.
a) V • V • V • F
b) V • F • F • V
c) V • F • V • F
d) F • V • V • V
e) F • V • F • V