A Base Nacional Curricular Comum propõe que
o ensino das linguagens envolva seis dimensões do
conhecimento que, de maneira inseparável e simultânea, definem a particularidade da experiência artística.
Essas dimensões atravessam os saberes das Artes Visuais,
Dança, Música e Teatro, bem como as aprendizagens
dos alunos em cada contexto social e cultural. Não se
trata de eixos temáticos ou categorias, e sim de diretrizes flexíveis que se interconectam, formando a especificidade do conhecimento em Arte na escola. Não há
hierarquia entre essas dimensões nem uma sequência
obrigatória para abordá-las no campo pedagógico.
As dimensões do conhecimento, propostas pela BNCC,
são:
✂️ a) Criação, crítica, estesia, expressão, fruição e
reflexão. ✂️ b) Expressão corporal, crítica, ritmo, estética,
espaço e inovação. ✂️ c) Técnica, harmonia, criatividade, emoção, som e
leitura. ✂️ d) Movimento, tradição, habilidade, texto, percepção e análise. ✂️ e) Cor, expressão, forma, contexto, som e narrativa.