Se a instituição educacional não questiona e não
desconstrói o seu modelo unívoco de ensino, a gestão
educacional torna-se obsoleta e excludente. Dessa
forma, a escola precisa organizar-se em uma gestão
educacional para que todos os estudantes se sintam
acolhidos e incluídos.
A partir dessa afirmativa, é necessário:
✂️ a) Repensar o currículo, a organização dos tempos e espaços de aprendizagem, a abordagem
pedagógica, as inter-relações entre os sujeitos,
os modos como se dá o processo avaliativo e
demais elementos do contexto escolar. ✂️ b) Repensar se a inclusão pode ser realmente
realizada e quais as funções da gestão que
organiza os espaços de aprendizagem que vão
ocupar e as inter-relações entre os sujeitos, os
modos como se dá o processo avaliativo. ✂️ c) Identificar na gestão educacional a vida dos
estudantes e suas famílias, as possibilidades
de estarem na escola e como a abordagem
pedagógica pode ser modificada para garantir
a socialização delas. ✂️ d) Coordenar a organização dos tempos de permanência das crianças e seus comportamentos
indesejados que atrapalham as relações entre
os sujeitos não atípicos e os modos como se dá
o processo avaliativo. ✂️ e) Impulsionar a abordagem pedagógica tradicional de modo a garantir que as crianças tenham
inter-relações de competição, os modos como
se dá o processo avaliativo e demais elementos
do contexto escolar.