O orientador pedagógico de uma escola observa um
aumento nos conflitos entre alunos e professores, o
que tem gerado um clima escolar tenso e prejudicado
o processo de ensino-aprendizagem. Com o objetivo
de promover um ambiente escolar positivo e construir
uma cultura de paz, qual estratégia se mostra mais
alinhada aos princípios da gestão democrática e da
resolução pacífica de conflitos?
a) Estabelecer um código de conduta claro e
participativo, com regras de convivência definidas
em conjunto pela comunidade escolar, prevendo
mediação de conflitos e incentivando o diálogo
como forma de resolução de desacordos.
b) Implementar práticas restaurativas que
promovam a responsabilização dos envolvidos nos
conflitos, a reparação de danos e a reconstrução
das relações interpessoais, com foco na
comunicação não violenta e na empatia.
c) Criar espaços de diálogo e escuta ativa, como
círculos de conversa e assembleias escolares, para
que alunos e professores possam expressar seus
sentimentos, necessidades e perspectivas sobre os
conflitos, buscando soluções conjuntas.
d) Capacitar professores e alunos em habilidades
socioemocionais, como autoconhecimento, empatia,
assertividade e gestão de emoções, para que
possam lidar com os conflitos de forma construtiva
e pacífica.
e) Envolver a família no processo de gestão de
conflitos, por meio de reuniões individuais e
coletivas, para compreender o contexto familiar dos
alunos e buscar soluções conjuntas para os
problemas que afetam o clima escolar.