De acordo com os recentes documentos curriculares
brasileiros, a BNCC - Base Nacional Comum Curricular
considera que os diversos campos da Matemática
compartilham um conjunto de ideias fundamentais que
permitem conexões entre eles: equivalência, ordem,
proporcionalidade, interdependência, representação,
variação e aproximação. Essas ideias são essenciais
para o desenvolvimento do pensamento matemático dos
estudantes e devem se tornar objetos de conhecimento
na escola. A proporcionalidade, por exemplo, deve
aparecer no estudo de operações com números naturais,
frações, áreas, funções, probabilidade, entre outros.
Além disso, essa ideia é útil em atividades do cotidiano e
em outras áreas do conhecimento, como comércio,
balanços químicos e gráficos.
Nessa direção, assinale a alternativa que apresenta
corretamente o que a BNCC - Base Nacional Comum
Curricular propõe.
✂️ a) Cinco unidades temáticas, correlacionadas, que
orientam a formulação de habilidades a serem
desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. ✂️ b) A eliminação do ensino de conceitos abstratos,
priorizando o aprendizado de técnicas de cálculo
prático para o uso cotidiano. ✂️ c) Quatro áreas temáticas independentes que
estruturam o ensino da Matemática, sem a
necessidade de articulação entre os conteúdos. ✂️ d) Um foco exclusivo em operações numéricas,
considerando que a proporcionalidade e outras ideias
fundamentais são avançadas demais para os anos
iniciais.