A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) destaca que
o ensino de Matemática deve desenvolver o pensamento
matemático dos alunos por meio de ideias fundamentais,
como equivalência, ordem, proporcionalidade,
interdependência, representação, variação e
aproximação. Essas ideias constituem uma base para o
ensino de diversos conteúdos matemáticos,
conectando-se a situações cotidianas e a outras áreas
do conhecimento
Para orientar o ensino de Matemática, a BNCC propõe
cinco unidades temáticas, que guiam o desenvolvimento
de habilidades ao longo do Ensino Fundamental. Cada
unidade temática pode receber uma ênfase específica
conforme o ano de escolarização.
Qual alternativa está diretamente ligada à unidade
temática "Álgebra"?
a) Álgebra tem como finalidade o desenvolvimento de
um tipo especial de pensamento − pensamento
algébrico − que é essencial para utilizar modelos
matemáticos na compreensão, representação e
análise de relações quantitativas de grandezas e,
também, de situações e estruturas matemáticas,
fazendo uso de letras e outros símbolos.
b) A proposta envolve o estudo de conceitos e
procedimentos aplicáveis a problemas cotidianos,
científicos e tecnológicos, capacitando os cidadãos a
coletar, organizar, interpretar e analisar dados em
diversos contextos. Essas habilidades permitem
fazer julgamentos fundamentados e tomar decisões
informadas, utilizando raciocínio e conceitos
estatísticos para descrever, explicar e prever
fenômenos.
c) O estudo da Álgebra permite resolver problemas do
mundo físico e de várias áreas do conhecimento.
Nesta unidade, explorar posição, deslocamento,
formas e relações espaciais desenvolve o
pensamento geométrico dos alunos, essencial para
investigar propriedades, formular conjecturas e criar
argumentos geométricos sólidos.
d) A unidade temática Álgebra visa desenvolver o
pensamento numérico, capacitando os alunos a
quantificar, julgar e interpretar argumentos baseados
em quantidades. Para isso, é essencial construir
noções de aproximação, proporcionalidade,
equivalência e ordem, conceitos fundamentais em
Matemática.