Pensar sobre a infância na escola e na sala de aula é um grande desafio para o ensino fundamental que, ao longo de sua história,
não tem considerado o corpo, o universo lúdico, os jogos e as brincadeiras como prioridade. Infelizmente, quando as crianças
chegam a essa etapa de ensino, é comum ouvir a frase “agora a brincadeira acabou!”. Nosso convite, e desafio, é aprender
sobre e com as crianças por meio de suas diferentes linguagens. Nesse sentido, a brincadeira se torna essencial, pois nela estão
presentes as múltiplas formas de ver e interpretar o mundo.
  (Nascimento 2007, p. 30.)      
De acordo com o Referencial Curricular do Paraná, ao considerar a importância da articulação entre educação infantil e ensino
fundamental, assinale a afirmativa INCORRETA.
  ✂️             a) A educação infantil e o ensino fundamental são indissociáveis: ambos envolvem conhecimentos e afetos; saberes e valores;
cuidados e atenção; seriedade e riso.      ✂️             b) As instituições de educação infantil e ensino fundamental precisam compartilhar as informações de vida da criança, como
relatórios, portfólios ou outros registros que evidenciam os processos vivenciados, dando oportunidade para que ela
progrida em todos os seus aspectos.      ✂️             c) Na educação infantil, o objetivo é unicamente atuar com liberdade para assegurar a apropriação e a construção do
conhecimento das crianças. Já o desafio do ensino fundamental como instância de formação cultural, é não mais que ver os
alunos como sujeitos de cultura e história, sujeitos sociais.      ✂️             d) A articulação dos currículos e das práticas pedagógicas que envolvem a etapa final da educação infantil e inicial do ensino
fundamental é indispensável, de modo que as instituições de ensino sejam incentivadas a traçarem formas de tornar essa
transição tranquila, pautada na relação e continuidade do processo de aprendizagem e desenvolvimento humano.