Luca é filho de imigrantes italianos, nascido no estado de Sergipe. Sua família se mudou para Divinópolis, Minas Gerais, em
busca de melhores oportunidades. Ele é um aluno do sexto ano do ensino fundamental e, apesar de ser um estudante
aplicado em quase todas as matérias, Luca tem uma forte resistência em aprender língua inglesa. A família de Luca valoriza
muito a cultura italiana. Em casa, eles falam italiano e celebram tradições culturais e culinárias da Itália. A introdução das
aulas de língua inglesa na nova escola se tornou um grande obstáculo. Luca simplesmente se recusa a participar das aulas,
alegando que já tinha que lidar com dois idiomas em casa e não via necessidade de aprender um terceiro. De acordo com o
disposto na Lei nº 9.394/1996:
✂️ a) Como Luca é fluente em duas línguas, ele está dispensado de cursar língua estrangeira, pois a terceira língua é opcional. ✂️ b) A escola deve incluir no currículo do ensino fundamental o estudo da língua estrangeira de maior afinidade com a cultura
local, permitindo que Luca curse italiano em vez de inglês. ✂️ c) No currículo do ensino fundamental, a partir do sexto ano, será ofertada a língua inglesa. Contudo, não há recomendações
expressas no referido documento de como deve agir a escola neste caso. ✂️ d) Será incluído na parte diversificada do currículo, obrigatoriamente, a partir do sexto ano, o ensino de pelo menos uma língua
estrangeira moderna, cuja escolha ficará a cargo da comunidade escolar, fato que possibilita a dispensa da disciplina a Luca.