A observação é uma ação estudiosa da
realidade. Estudo quando tenho uma pauta, quando
eu direciono o meu olhar. Quando observo, ordeno,
seleciono, diagnostico significados, classifico
questões. É uma ação altamente reflexiva. É
diferente do que registrar mecanicamente tudo o
que se vê ou se está ali olhando.
FREIRE, M. Primavera Madalena. Porto Alegre: Prefeitura Municipal de
Porto Alegre: SME, 1989.
Por isso, o Professor de Educação Infantil, ao
planejar sua ação pedagógica, deve analisar:
✂️ a) E realizar novas descobertas, pensar sobre as
coisas e a expressar suas ideias que irão
naturalmente se desenvolver, sem planejamento,
mas para isso, o professor deve assumir uma postura
mediadora. ✂️ b) E repensar a forma de avaliar das instituições
para provocar os gestores e corpo discente a prática
metodologias ativas e analisar a prática da avaliação
mediadora. ✂️ c) Os componentes curriculares que norteiam o
processo avaliativo da educação para que possa
articular as áreas do conhecimento que deve
permear o cotidiano de sua sala de aula. ✂️ d) Utilizar relatórios/diagnósticos da vida escolar do
aluno, recheados de comparações e de julgamentos
como quesitos para avaliar o desenvolvimento das
crianças. ✂️ e) A criança como contrapartida dos seus
planejamentos, sem redefinição de postura diante
dos erros e acertos, sem uma intervenção
pedagógica que desafie a criança a evoluir, crescer.