Uma escola está desenvolvendo um projeto
interdisciplinar de educação sexual para adolescentes,
visando abordar a saúde reprodutiva, os aspectos
psicossociais da sexualidade e a prevenção de riscos.
Considere as afirmativas abaixo e avalie sua validade:
1. A educação sexual na adolescência deve incluir não
apenas informações detalhadas sobre a anatomia e
fisiologia do sistema reprodutor, mas também abordar
questões de gênero, consentimento, diversidade sexual
e a construção de relacionamentos saudáveis, com
enfoque nos aspectos emocionais e sociais envolvidos.
2. Métodos contraceptivos, como preservativos,
anticoncepcionais hormonais e dispositivos
intrauterinos (DIUs), devem ser discutidos abertamente,
não apenas com foco na prevenção de gravidez
indesejada e DSTs, mas também abordando seus
possíveis efeitos colaterais e limitações, com base em
evidências científicas.
3. A abordagem da educação sexual deve ser
culturalmente sensível, respeitando diferenças de
valores e crenças, mas sem deixar de garantir que
todos os adolescentes recebam informações baseadas
em direitos humanos e em dados científicos, capazes
de proporcionar escolhas informadas e saudáveis.
4. A abstinência sexual é o único método 100% eficaz
para prevenir a transmissão de DSTs e gravidez,
devendo ser promovida como a melhor opção universal
para os adolescentes, independentemente de outras
considerações sociais, culturais ou emocionais que
possam influenciar as decisões individuais.
5. A educação sexual nas escolas, embora vista como
uma responsabilidade complementar à orientação
familiar, deve ser uma ferramenta obrigatória para
garantir que todos os adolescentes,
independentemente de suas origens, tenham acesso àinformação de qualidade, capacitando-os a tomar
decisões conscientes sobre sua saúde e bem-estar
sexual.
Alternativas:
a) As afirmativas 1, 2 e 5 estão corretas.
b) Apenas as afirmativas 1, 3 e 5 estão corretas.
c) As afirmativas 2, 3 e 4 estão corretas.
d) As afirmativas 1, 4 e 5 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.