A Política Nacional de Ensino Médio, Lei nº 14.945/2024, prevê a ampliação da carga
horária da Formação Geral Básica (FGB) e o retorno dos componentes curriculares da disciplina de
Sociologia. Conforme as Orientações Curriculares Nacionais, que estiveram em vigor até a Reforma
do Ensino Médio, Lei nº 13.415/2017, “[...] sempre estão presentes nos conteúdos de ensino da
Sociologia temas ligados à cidadania, à política em sentido amplo (quando, muitas vezes no lugar da
Sociologia stricto sensu , os professores trazem conteúdos, temas e autores da _____________) e
mesmo contrastes com a organização política de sociedades tribais ou simples (quando, então, é a
_______________ que vem ocupar o lugar da Sociologia). [...] A Sociologia, como espaço de
realização das _______________ na escola média, pode oferecer ao aluno, além de informações
próprias do campo dessas ciências, resultados das pesquisas as mais diversas, que acabam
modificando as concepções de mundo, a economia, a sociedade e o outro, isto é, o diferente – de
outra cultura” (BRASIL, 2006).
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima
✂️ a) Filosofia – Biologia – Ciências Naturais ✂️ b) Ciência Política – Antropologia – Ciências Sociais ✂️ c) História – Letras – Políticas Públicas ✂️ d) Filosofia – Arqueologia – Artes Visuais ✂️ e) Ciência Política – Arquivologia – Ciências Econômicas