Nas teorias do currículo, um tema há muito debatido é o que
se convencionou chamar de “currículo oculto”. Trata-se de
um conceito essencial e que diz respeito tanto à educação
escolar como ao ensino superior. O currículo oculto deve ser
compreendido como sendo o
✂️ a) dispositivo de conformação hegemônica de uma classe
social sobre a outra, formalmente instituído nas práticas
escolares e cujos resultados de seu ensino podem ser
aferidos nas avaliações em larga escala, tal como o
sistema de avaliação da educação básica (SAEB). ✂️ b) elemento complementar do currículo oficial, sendo por
isso formalmente integrante do plano de aula dos
professores e matéria a ser avaliada como qualquer
outro componente curricular dos estabelecimentos
escolares ou do ensino superior. ✂️ c) conjunto de elementos e disposições que, por detrás do
currículo oficial (explícito), configuram aprendizagens e
experiências formativas (implícitas) socialmente
significativas, veiculando por essa via valores, atitudes,
formas de ver o mundo e a si mesmo. ✂️ d) componente dos processos de ensino e aprendizagem
próprios da escola capitalista, sendo, pois, inexistente
nos processos de ensino pré-capitalistas e nas escolas
das sociedades comunistas, como na antiga União
Soviética.