De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), a construção de um repertório básico constitui suporte para a
ampliação dos diferentes procedimentos e tipos de cálculos que o aluno irá desenvolver ao longo dos ciclos iniciais: cálculo mental
ou escrito, exato ou aproximado. No que concerne a esses procedimentos e tipos de cálculos, é INCORRETO afirmar que:
a) O uso associado das calculadoras e dos procedimentos de estimativa é de grande importância, porque oferece aos alunos
informações para que eles percebam se utilizaram corretamente o instrumento e se o resultado obtido é razoável.
b) Os procedimentos de cálculo por estimativa desenvolvem-se subsequentemente aos processos de cálculo mental: pelo
reconhecimento da grandeza numérica, por meio de decomposições dos números, pelo estabelecimento de relações de
dobro e metade, entre outros.
c) O cálculo por estimativas apoia-se em aspectos conceituais referentes aos números e às operações (ordem de grandeza,
valor posicional, proporcionalidade e equivalência), em procedimentos (como decompor, substituir, arredondar, compensar)
e na aplicação de estratégias de cálculo mental.
d) O cálculo deve ser incentivado nas mais diferentes situações de aprendizagem. O recurso às calculadoras é uma delas. Na
elaboração de atividades envolvendo o uso de calculadoras, é importante que a criança seja colocada diante de desafios e
estimulada a explicitar, verbalmente ou por escrito, os procedimentos que utiliza.