Em sua obra “Educação matemática da teoria à prática”, o autor Ubiratan D’Ambrósi o expõe que uma percepção da história
da matemática é essencial em qualquer discussão sobre essa disciplina e seu ensino, pois sua história é um elemento
fundamental para se perceber como teorias e práticas matemáticas foram criadas, desenvolvidas e utilizadas em um
contexto específico de sua época. De acordo com as ideias do autor, é INCORRETO afirmar que:
a) Embora a história da matemática deva ser pensada como um todo, para facilitar a exposição é conveniente uma
periodização.
b) Do ponto de vista de motivação contextualizada, a matemática que se ensina nas escolas é viva e poderia ser tratada como
uma história que ainda está sendo escrita, não sendo ainda um fato histórico acabado.
c) É muito difícil motivar com fatos e situações do mundo atual uma ciência que foi criada e desenvolvida em outros tempos,
em virtude dos problemas de uma realidade, percepções, necessidades e urgências que nos são estranhas.
d) Ter uma ideia, embora imprecisa e incompleta, sobre o porquê e quando se resolveu levar o ensino da matemática à importância que tem hoje são elementos fundamentais para se fazer qualquer proposta de inovação em educação matemática e
educação em geral.