Um professor faz uma consulta ao analista de conteúdo para saber em que ano seria ideal incluir uma atividade que ele viu em
um site e gostou muito. O objeto de conhecimento dessa atividade é a probabilidade:
“Peça para que seus alunos façam n (n é 20 vezes o número de alunos do grupo) lançamentos de um dado e anotem os
resultados. Solicite a eles que destaquem todos os resultados cuja soma dos dados é 6. Em seguida, peça a eles que determinem a
razão entre o número de pares em que a soma resultou 6 e o total de pares obtidos. Discuta com eles o conceito de probabilidade,
estudada nos anos anteriores.
Em seguida, pergunte se os resultados obtidos contêm todos os pares de resultados possíveis no lançamento de dois dados,
e peça a eles que registrem todos os possíveis (espaço amostral). Em seguida, peça a eles que destaquem todos os resultados
possíveis cuja soma dos dois dados é 6. Solicite novamente a razão entre os casos de sucesso e o espaço amostral.
Por fim, discuta os dois resultados obtidos.”
Após analisar a atividade sob as definições da BNCC, o analista identificou quatro habilidades que poderiam estar
relacionadas à atividade. Dessas, a atividade mais adequada à habilidade é:
a) (EF06MA30) Calcular a probabilidade de um evento aleatório, expressando-a por número racional (forma fracionária,
decimal e percentual) e comparar esse número com a probabilidade obtida por meio de experimentos sucessivos.
b) (EF07MA34) Planejar e realizar experimentos aleatórios ou simulações que envolvem cálculo de probabilidades ou
estimativas por meio de frequência de ocorrências.
c) (EF08MA22) Calcular a probabilidade de eventos, com base na construção do espaço amostral, utilizando o princípio
multiplicativo, e reconhecer que a soma das probabilidades de todos os elementos do espaço amostral é igual a 1.
d) (EF09MA20) Reconhecer, em experimentos aleatórios, eventos independentes e dependentes e calcular a probabilidade
de sua ocorrência, nos dois casos.