Em FRIGOTTO (2010) “Para entender a natureza da nossa dívida com a educação básica e
com a educação profissional e tecnológica, nas suas dimensões quantitativa e qualitativa e na
relação entre elas, é preciso perceber o tipo de estrutura social que se foi conformando a partir
de um país colonizado e escravocrata, durante séculos e a hegemonia, na década de 1990, sob
os auspícios da doutrina neoliberal, de um projeto de um capitalismo associado e dependente”.
Sobre este tema, assinale a CORRETA .
a) Os setores modernos e integrados da economia capitalista (interna e externa) alimentamse e crescem apoiados; e em simbiose com os setores atrasados. Assim, a persistência da
economia de sobrevivência nas cidades, uma ampliação ou inchaço do setor terciário ou da
“altíssima informalidade”, com alta exploração de mão de obra de baixo custo, foram
funcionais à elevada acumulação capitalista, ao patrimonialismo e à concentração de
propriedade e de renda.
b) O projeto societário historicamente até aqui dominante de uma sociedade capitalista,
mesmo em termos restritos, não necessita de universalização da educação básica pública e
privada de efetiva qualidade, mormente o ensino médio e, como consequência, a ênfase da
formação técnica e profissional e “tecnológica” de caráter restrito e de alcance limitado.
c) O campo da educação teve um ciclo de reformas completo para adaptar-se ao projeto do
golpe civil-militar. Sob a égide do economicismo e do pragmatismo, adotou-se a ideologia
do capital humano, não reiterando nossa vocação para a cópia e o mimetismo.
d) A profissionalização compulsória do ensino médio e a formação técnico profissional não
foram consideradas dentro de uma perspectiva para adestrar e ensinar o que serve ao
mercado.
e) O campo educacional não pode ser compreendido no embate de forças mais amplas
estabelecido no âmbito político e econômico.