Com o avanço das tecnologias e o surgimento de novas abordagens educacionais, diversas
formas de avaliação têm sido propostas. Em relação às abordagens pós-modernistas de
avaliação, algumas dimensões que focam em características específicas e adaptativas devem
ser observadas pelo Designer Instrucional. Nesse contexto, assinale a alternativa INCORRETA :
✂️ a) Incorpore, na avaliação, as experiências cotidianas de aprendizagem dos alunos, sempre que
possível. A avaliação deve ser integrada, considerando essas experiências significativas de
aprendizagem. ✂️ b) Inclua todas as ações e desempenhos críticos na avaliação. Incorpore os resultados e
desempenhos em diferenciados contextos e situações. Agregue diferentes perspectivas
críticas no processo avaliativo: a autoavaliação, a avaliação pelos pares, a avaliação coletiva
etc. ✂️ c) Use avaliações informais. Elas referem-se principalmente às observações relacionadas à
linguagem corporal, expressões faciais e ao comportamento em espaços diferenciados de
aprendizagem. Essas observações podem complementar as avaliações formais e definir
ajustes no processo avaliativo. ✂️ d) Utilize um formato estruturado e consistente, com tipos de avaliação bem definidos,
padronizados e rígidos para garantir comparabilidade e objetividade nos resultados de
aprendizagem. ✂️ e) Uma forma de englobar as diferentes dimensões das avaliações pós-modernistas é delinear
avaliações que podem ocorrer em 3 momentos: Após uma videoaula, com respostas
dissertativas aos quesitos perguntados pelo professor durante sua explanação; durante todo
o módulo, com a participação nos fóruns e ao final de cada tópico, com base em alguma
leitura indicada.