1Q903220 | Sistemas de Informação, Tecnologias Educacionais e Educação a Distância, IFES, IF ES, 2024Sobre algumas tecnologias de Inteligência Artificial (IA) e suas aplicações em educação, marque a alternativa INCORRETA: ✂️ a) Uma das aplicações mais comuns de Processamento de Linguagem Natural na educação é o desenvolvimento de algoritmos para avaliação automatizada de produções escritas dos alunos (o chamadoessay-grading). Na educação a distância ou apoiada por tecnologias, as produções dos alunos extrapolam os trabalhos finais e estão registradas em postagens de fóruns, participações em salas de chat, caixas de mensagens, entre outros. Darfeedbacksobre essas produções é uma tarefa que demanda muito tempo, e o problema é ainda maior à medida que o número de alunos aumenta em turmas de cursos a distância ou emMassiveOpen Online Courses(MOOCs). ✂️ b) As aplicações de visão computacional no campo educacional incluem desde a coleta de dados em tempo real sobre o comportamento do aluno a distância, incluindo movimento dos olhos, posição do corpo e expressão facial, até a detecção de identidades falsas ou comportamentos inadequados durante a realização de exames e provas a distância. Nessas diferentes aplicações, há que se levar em conta, é claro, questões relativas à privacidade e confidencialidade dos dados pessoais. ✂️ c) No campo educacional, o uso de Robótica baseia-se fortemente na teoria construcionista de Seymour Papert, segundo a qual a manipulação de objetos é a chave para a construção do próprio conhecimento, uma vez que essa construção se dá de forma mais efetiva quando o aprendiz se engaja de maneira consciente na construção de algo tangível. ✂️ d) Sistemas de recomendação baseados em Inteligência Artificial, utilizados no campo educacional, apenas sugerem conteúdos e atividades com base em preferências voluntariamente declaradas pelos alunos, o que limita sua eficácia em adaptar o aprendizado às necessidades reais dos alunos. ✂️ e) No contexto educacional, um exemplo de aplicação de Chatbot é coletar opiniões dos alunos por meio de uma interface de conversação com as mesmas vantagens de uma entrevista “real”, mas com uma fração do trabalho necessário. A conversa pode ser adaptada de acordo com as respostas e a personalidade do aluno, por meio de perguntas de acompanhamento que buscam descobrir o motivo por trás das opiniões. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro