Atente para o seguinte excerto da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC, 2017, p. 328) em relação ao
ensino de História:
“Para se pensar o ensino de História, é fundamental
considerar a utilização de diferentes fontes e tipos de
documento (escritos, iconográficos, materiais, imateriais)
capazes de facilitar a compreensão da relação tempo e
espaço e das relações sociais que os geraram. Os registros e
vestígios das mais diversas naturezas (mobiliário,
instrumentos de trabalho, música etc.) deixados pelos
indivíduos carregam em si mesmos a experiência humana,
as formas específicas de produção, consumo e circulação,
tanto de objetos quanto de saberes. Nessa dimensão, o
objeto histórico transforma-se em exercício, em laboratório
da memória voltado para a produção de um saber próprio
da história”.
Para tanto, de acordo com a BNCC (2017), os professores
devem assumir processos pedagógicos diante dos objetos
históricos que incluem ações de
✂️ a) observação, comparação, contextualização,
interpretação e análise. ✂️ b) identificação, comparação, contextualização,
compreensão e análise. ✂️ c) identificação, comparação, contextualização,
interpretação e análise. ✂️ d) observação, comparação, contextualização,
compreensão e análise.