A professora Júlia é docente em uma turma do 5º ano em uma escola pública. Ela percebe que alguns alunos apresentam
dificuldades significativas em acompanhar o conteúdo de leitura e escrita. Além disso, nota que esses alunos demonstram
baixa autoestima e uma alta sensibilidade ao fracasso, muitas vezes evitando participar das atividades por medo de errar.
Reconhecendo a importância de um acompanhamento que integre o desenvolvimento cognitivo e emocional, Júlia decide
elaborar um plano de intervenção que considera ambas as dimensões no processo de aprendizagem. No contexto das
práticas pedagógicas que integram o desenvolvimento cognitivo e emocional dos alunos com dificuldades de aprendizagem,
a professora Júlia será mais assertiva se:
✂️ a) Dividir os alunos em grupos de acordo com suas habilidades cognitivas, permitindo que aqueles com maior dificuldade se
concentrem em atividades mais simples, reduzindo o risco de frustração e preservando sua autoestima. ✂️ b) Aplicar testes de desempenho frequentes para monitorar o progresso cognitivo dos alunos e utilizar feedback corretivo
imediato, sem dar ênfase às questões emocionais, que devem ser tratadas separadamente por um profissional especializado. ✂️ c) Utilizar histórias e textos que abordam temas de superação e autoestima, promovendo discussões em grupo para fortalecer
o aspecto emocional dos alunos, enquanto aplica atividades de leitura e escrita personalizadas que respeitam o ritmo
individual de cada aluno. ✂️ d) Priorizar atividades de reforço cognitivo intensivo, como exercícios repetitivos de leitura e escrita, para assegurar que os
alunos alcancem o nível de desempenho esperado, já que intervenções voltadas ao aspecto emocional devem ser orientadas
por profissionais especializados.