A grande discussão hoje existente nos meios universitários e de educação continuada é se a pedagogia é uma forma adequada
para o ensino e aprendizagem de adultos ou se a andragogia, uma abordagem que considera a postura crítica e a necessidade
da experimentação, seria capaz de trazer resultados melhores para esse grupo particular de aprendizes. Nosso entendimento é
de que existe um contínuo, no qual a pedagogia, também conhecida como aprendizagem direcionada, posiciona-se em uma
extremidade, enquanto a andragogia (aprendizagem facilitada) encontra-se em outra. De modo a se ter eficácia e eficiência no
processo de aprendizagem, é necessário que professores e organizações educacionais sejam capazes de se mover ao longo desse
intervalo e encontrar a combinação correta entre as duas abordagens.
(De Aquino, 2007, p. 13.)
Considerando as diferenças sobre a pedagogia e andragogia, no que tange à aprendizagem, pode-se afirmar que na androgogia
a) os aprendizes são dependentes.
b) o planejamento e a avaliação são conduzidos pelo professor.
c) a aprendizagem é caracterizada por projetos inquisitivos, experimentação e estudo independente.
d) o ambiente de aprendizagem é formal e caracterizado pela competitividade e por julgamento de valor.