(...) a avaliação torna-se importante no momento da informação prática aos professores sobre a qualidade das aprendizagens
que os alunos estão realizando. Ao mesmo tempo, oferece uma boa oportunidade para melhorar tanto o processo de aprendizagem quanto as ações futuras de ensino mediante a reflexão, a autocrítica e a autocorreção a partir da prática escolar.
(Méndez, 2002, p. 74.)
Os problemas afetivos e emocionais também estão dispostos quando a nota da prova é baixa, e assim é demonstrado que esse
trabalho com enfoque mais lúdico e carinhoso por parte do professor auxilia na resolução do que implica o aluno a aprender.
Para detectar os problemas, o professor pode fazer uma avaliação diagnóstica, que tem como objetivo situá-lo sobre qual é o
seu aluno. Portanto, refere-se à função, EXCETO:
✂️ a) Propiciar a autocompreensão, tanto do educando quanto do educador para auxiliar a aprendizagem. ✂️ b) Motivar o crescimento, na medida em que identifica e cria o desejo de obter resultados mais satisfatórios. ✂️ c) Medir resultados finais de aprendizagem, pois, assim, a função social da avaliação certifica as aprendizagens realizadas e a
seleção dos estudantes. ✂️ d) Aprofundar a aprendizagem, pois os exercícios que são executados na prática da avaliação podem e devem ser tomados
como exercícios de aprendizagem.