Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) incorporam a tendência e incluem no currículo de forma a compor um conjunto articulado
e aberto a novos temas, buscando um tratamento didático que contemple sua complexidade e sua dinâmica, dando-lhes a mesma
importância das áreas convencionais. O currículo ganha em flexibilidade e abertura, uma vez que os temas podem ser priorizados e
contextualizados de acordo com as diferentes realidades locais e regionais e outros temas podem ser incluídos. O conjunto de temas
propostos recebeu o título geral de Temas Transversais, indicando a metodologia proposta para sua inclusão no currículo e seu tratamento didático.
(PCN, 1997.)
Muitas questões sociais poderiam ser eleitas como Temas Transversais para o trabalho escolar, uma vez que o que os norteia,
a construção da cidadania e a democracia, são questões que envolvem múltiplos aspectos e diferentes dimensões da vida
social. De acordo com os PCNs foram estabelecidos os seguintes critérios para defini-los e escolhê-los; analise-os.
I. Urgência social.
II. Abrangência nacional.
III. Favorecer o interesse dos alunos.
IV. Possibilidade de ensino e aprendizagem no ensino fundamental.
Está correto o que se afirma em
✂️ a) I, II, III e IV. ✂️ b) II e III, apenas. ✂️ c) III e IV, apenas. ✂️ d) I, II e IV, apenas.