Leia o trecho a seguir.
O fenômeno da vulgarização científica do século XIX foi bastante
debatido na história das ciências e na história dos livros e das
edições dos países europeus e norte-americanos, como fruto da
revolução industrial, do desenvolvimento de uma cultura de
massas principalmente pelo mercado editorial, e da ampliação do
sistema de ensino. Estudos recentes sobre a circulação de
impressos têm salientado a importância dos suportes midiáticos
como foi a imprensa nos circuitos existentes entre França, Portugal
e Brasil, que, via processos de “transferências culturais”,
possibilitam observar a conformação da mundialização da cultura
e de uma civilização transnacional dos jornais.
KODAMA, Kaori. Nas coxias da ciência: a peça “Gutenberg – drama histórico em 5 atos
e em prosa” de Juliette Figuier: práticas de vulgarização científica e invisibilização
feminina no século XIX. Tempo, Vol. 29, n. 2, 2023. (Adaptado).
Com base no trecho, assinale a afirmativa que descreve
corretamente a relação entre cultura e ciência no século XIX.
✂️ a) A produção de conhecimento científico é restrita a
laboratórios e especialistas, pois exige um vocabulário
específico para sua compreensão. ✂️ b) O conhecimento científico é elitista devido às barreiras
linguísticas, que, por falta de tradução, limitavam sua
circulação ao nível nacional. ✂️ c) A cultura de massa popularizou a ciência e reduziu os padrões
de qualidade na produção de conhecimento científico
especializado. ✂️ d) A vulgarização cientifica é um fenômeno impulsionado pelos
novos meios de comunicação da época, que possibilitaram
alcançar um público mais amplo. ✂️ e) A vulgarização científica foi um processo natural, decorrente
do caráter global da ciência, que está disseminada por todos
os lugares do mundo.