O desafio da alfabetização ganhou nova dimensão com o mundo digital, em particular com novos textos virtuais, visto que, nenhuma criança deixa de usar o computador por não saber ler e escrever. Observando-se que de fato, a linguagem usada na escola hoje vai tornando-se apenas uma parte das linguagens de que necessitamos para organizar, construir e reconstruir as oportunidades sociais, analise as assertivas abaixo, selecionando a correta.
a) A tecnologia educacional começou de maneira instrucionista, reprodutivista, favorecendo a mera transmissão de conteúdo, mas finalmente está reconhecendo sua importância para O diálogo crítico e criativo entre os aprendizes, realçando o papel da pesquisa e elaboração.
b) Alfabetização em TDIC (Tecnologia Digital da Informação e Comunicação) é o interesse, atitude e habilidade dos indivíduos de apropriadamente usar tecnologia digital e ferramentas de comunicação para acessar, manejar, integrar e avaliar informação, construir novo conhecimento e comunicar-se com outros com o objetivo de participar passivamente na sociedade.
c) A alfabetização tecnológica voltada principalmente para student-centred-learning (aprendizagem centrada no estudante), é considerada estratégia crucial de aprendizagem, com base em locais preferenciais como bibliotecas e comprometida com o cuidado ostensivo por parte dos professores com a aprendizagem do aluno.
d) Como somos produto da tecnologia natural, é razoável que pretendamos nos inovar, por mais que isto seja um processo arriscado. Assim, inovar é nosso destino. O acesso tecnológico é crucial para as oportunidades das pessoas, já que as oportunidades são profundamente condicionadas e determinadas pelas tecnologias.
e) A alfabetização em mídia alavancada pelo poder da aprendizagem no mundo atual, nutre-se principalmente da crítica da arte e da arte-educação; a página vai sendo, em grande parte, substituída pela tela como referência dominante de representação e comunicação, afetando profundamente a lógica e a semiótica da leitura; aos poucos torna-se expectativa comum que os textos sejam visualmente bem desenhados.