As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) permitem, hoje, um intenso e crítico diálogo entre educação e tecnologias. Nesse sentido, exige-se repensar as práticas pedagógicas existentes, o que se mostra um desafio aos docentes na contemporaneidade: agregar às práticas de ensino e aprendizagem recursos disponíveis em TDIC. Ao perceber as transformações que as novas tecnologias trazem à educação, analise as assertivas abaixo e determine a correta quanto ao papel do professor nesse universo digital.
✂️ a) O contexto digital requer um professor que seja um provocador em uma sociedade que tem demandado sujeitos críticos, competentes, criativos e flexíveis, pois no cenário brasileiro atual, as práticas pedagógicas são flexibilizadas e colocam os estudantes como produtores do conhecimento. ✂️ b) Acredita-se que os avanços das TDIC e sua presença nos espaços educacionais é suficiente para o exercício da docência que já repensou o suficiente quanto a competência teórica que cada professor carrega consigo, em especial as de cunho digital. ✂️ c) Reconhece-se que se deve imputar, somente ao professor, a responsabilidade pela apropriação tecnológica, pois todas as escolas estão renovadas e capazes de oferecer subsídios para que a ação docente seja instigante e inovadora. ✂️ d) Encarar as TDIC como algo que possa vir a substituir os professores é uma falsa ideia. Qualquer artefato técnico implantado na escola só frutifica sob a mediação do professor. Cabe aos professores se apropriarem de tais recursos e colocá-los para a busca e sistematização de informações de forma compartilhada. ✂️ e) O professor perde o seu papel central e são acrescidas novas exigências ao ensino que são trazidas pelas tecnologias digitais, algumas até então impensadas, por exemplo, entendem que os professores devem ser agentes passivos frente a tais mudanças e à incorporação de artefatos tecnológicos em sala de aula.