A área de Ciências Humanas, de acordo com a BNCC, deve propiciar aos alunos a capacidade de interpretar o mundo, de compreender processos e fenômenos sociais, políticos e culturais e de atuar de forma ética, responsável e autônoma diante de fenômenos sociais e naturais. Considerando-se o exposto, sobre os componentes curriculares de Geografia e de História, pode-se afirmar que:
✂️ a) De acordo com o viés tradicional, o espaço é o conceito mais restrito e complexo da Geografia, por isso, é necessário que os alunos dominem outros conceitos mais operacionais do espaço geográfico - como território, lugar, região, natureza e paisagem. ✂️ b) A História, como um saber necessário à formação de crianças e jovens, origina-se nos tempos remotos. Nesse sentido, o passado que deve impulsionar a dinâmica do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental é aquele que dialoga com os saberes antigos. ✂️ c) As linguagens cartográfica, gráfica e iconográfica, bem como os diferentes gêneros textuais e as tecnologias digitais de informação e de comunicação não interferem no desenvolvimento do raciocínio espaço-temporal relacionado à localização, distância, direção, duração e simultaneidade. ✂️ d) No Ensino Fundamental, um dos principais objetivos de História é incentivar a autonomia de pensamento e a capacidade de reconhecer que os indivíduos agem de acordo com a época e o lugar nos quais vivem, de modo a preservar ou transformar seus hábitos e condutas. ✂️ e) Para fazer a leitura do mundo em que vivem, com base nas aprendizagens geográficas, os alunos devem ser incentivados a pensar espacialmente, desenvolvendo o raciocínio geográfico local e não global.