Segundo Paro (2007, p. 81), “nunca é demais lembrar que a democratização da escola não se reduz à instituição de eleições para diretor. (...) se previssem instituições e práticas que garantissem a participação efetiva tanto dos servidores (professores e demais funcionários) quanto dos usuários (alunos e pais) nas decisões da escola”. Com base na afirmação do autor, assinale a alternativa correta acerca do que deveria ser uma escola com gestão democrática:
a) A gestão escolar não deve ser centrada unicamente na autoridade de uma pessoa, mas auscultar aqueles a quem a escola serve, inclusive para a escolha desse dirigente, observando a sua formação, que deve ser diferenciada, no sentido de atender ao cargo que ocupa.
b) As escolas têm enfrentado um grande problema que é a falta de gestores com formação pedagógica para exercer essa função de forma mais adequada, como o curso de pedagogia, que dá melhores condições a um servidor para atuar como gestor.
c) Com formação tecnicista, uma gestão democrática necessita de conhecimentos aprofundados não só de orientação pedagógica, mas de administração, planejamento, inspeção e supervisão, para dar adequada atenção à quantidade e qualidade dos resultados esperados.
d) Para reger os termos da gestão democrática, é imprescindível que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação seja seguida à risca, uma vez que este documento detalha todos os parâmetros necessários para tal realização.
e) A gestão democrática deve ser livre do autoritarismo, mas dotada de sensibilidade auditiva em relação ao outro, especialmente aqueles que são beneficiários de seus serviços.