A LDB afirma, em seu art. 2º, que “a educação é dever da família e do Estado”, nesta ordem, o que leva muitos estudiosos a investigar os elementos que compõem essa parceria para potencialização do processo ensino-aprendizagem, por serem família e escola os principais contextos de desenvolvimento humano, e comunidade, o contexto geral em que todos estamos inseridos. Epstein (1989) desenvolveu a Teoria do Envolvimento Parental, que diz respeito à parceria efetiva entre família, escola e comunidade nos processos educacionais dos estudantes. O autor relaciona seis tipos de envolvimento para potencializar o desenvolvimento educacional dos alunos, sendo eles:
✂️ a) A escola contribui para o fortalecimento da família; a comunicação escola - família; a família ajuda a escola; o envolvimento efetivo da família em atividades domésticas de aprendizagem; participação da família e da comunidade nas decisões administrativas da escola; entrelaçamento da comunidade com os alunos, a escola e a família. ✂️ b) A escola ajuda a família; a comunicação escola - família; a família ajuda a escola; o envolvimento efetivo da família em atividades domiciliares de aprendizagem; participação da família nas decisões da escola; entrelaçamento da comunidade. ✂️ c) A escola contribui para o fortalecimento da família; a comunicação efetiva entre escola e família; a família colabora com a escola; a participação ativa da escola nas atividades educativas domiciliares; envolvimento da família e da comunidade nas deliberações administrativas escolares; integração da comunidade junto aos alunos. ✂️ d) A escola auxilia no desenvolvimento do núcleo familiar; a comunicação efetiva entre escola e família; a família apoia a escola, na escola; o envolvimento ativo da família em atividades educativas da escola; participação da família e da comunidade nas decisões escolares; interligação da comunidade com a escola e a família. ✂️ e) A escola e a família apoiam-se mutuamente; comunicação bilateral entre escola, família e comunidade; a família como ponto de partida para a escola; o envolvimento efetivo da escola em atividades escolares e domiciliares de aprendizagem; participação da família nas decisões da escola; colaboração entre a escola e organizações das comunidades.