A Orientação Profissional (OP) envolve atividades que dispõem de conhecimentos teóricos e práticos destinados, sobretudo,
aos adolescentes, à escolha profissional e à elaboração de projetos futuros.
(Melo-Silva, Noce & Andrade, 2003.)
Atualmente, entende-se por orientação profissional o processo de facilitação da decisão, por meio do reconhecimento, pelo
orientando, das relações entre os elementos sociais, familiares e psicológicos que a influenciam.
(Noronha, Freitas e Ottati, 2003; Sparta, et al. 2006.)
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatiza a necessidade e a importância da Orientação Profissional (OP) no contexto
escolar, permeado pelo desenvolvimento de competências socioemocionais e pelas competências gerais, sendo fundamental
ajudar os alunos a construírem seu projeto de vida e desenvolverem competências para o futuro. Na escola, a Orientação
Profissional é uma ferramenta essencial para a formação integral do aluno. Considerando o exposto, atualmente, entende-se
por OP, EXCETO: ✂️ a) A OP é uma prática diretiva e baseada na avaliação psicológica, que conta prioritariamente com testes que revelavam as
características do orientando, que devem ser comparadas posteriormente com as características das profissões; assim, além
de capacitá-lo para escolha da profissão, garante sucesso na vida profissional futura de modo a transformar a realidade e
superar os obstáculos que dela advêm. ✂️ b) O planejamento de carreira é uma forma de promover a disciplina em sala de aula, à medida que os alunos aprendam a
refletir sobre as consequências de suas escolhas e/ou de seus maus comportamentos, e se preocupem com o próprio
planejamento. Além disso, quando o aluno recebe auxílio na exploração de carreira e orientação de estudos, a escola passa
a ser significativa para ele, no presente e no futuro. ✂️ c) A OP analisa o trabalho como conceito e fenômeno, e procura promover as potencialidades humanas. As intervenções, ao
enfatizarem os aspectos positivos do funcionamento, auxiliaram os orientandos na escolha da carreira e na promoção da
maturidade vocacional, e também nos aspectos não profissionais, favorecendo, por exemplo, a autoestima, a competência
social e o desejo de realizações, gerando redução da ansiedade e da depressão. ✂️ d) O processo de facilitação da decisão, a partir do reconhecimento, pelo orientando, das relações entre os elementos sociais,
familiares e psicológicos que o influenciam, e que ocorre a partir do aprendizado do processo de escolha, implicando no
autoconhecimento, informação sobre as profissões e a integração desses aspectos em uma síntese, de modo que se construa
uma identificação profissional e um projeto de vida, enfatizando a responsabilidade do orientando sobre sua decisão.