Os grupos formais e informais são uma área de estudo que é de suma importância para a compreensão do comportamento
social de uma organização, pois os indivíduos praticamente nunca agem sem serem influenciados pelos outros. Conhecer as
pessoas que integram um grupo, seja em ambientes formalmente construídos pelas organizações ou informalmente
constituídos pelos colaboradores, é condição para uma boa gestão. Assim, a gestão poderá articular suas ações em relação às
pessoas, de forma que elas utilizem suas qualidades e competências em prol de uma determinada situação e para administrar
os efeitos que suas opiniões podem trazer, para um novo projeto ou situação propostos pela empresa, seja negativa ou
positivamente.
(Kolasa, 1978.)
Sobre o exposto, infere-se que os grupos formais podem ser classificados em, EXCETO:
✂️ a) Grupo por afinidade : relativamente permanente e caracteriza-se por reunir funcionários do mesmo nível para troca de
informações, entendimento de oportunidades e resolução de problemas. ✂️ b) Grupo de tarefa : relativamente temporário e criado para realizar uma tarefa ou atividade específica como, por exemplo,
resolver um problema de qualidade e, geralmente, é dissolvido depois de resolver a situação. ✂️ c) Grupo de comando : relativamente permanente e se caracteriza por relacionamentos funcionais, como o de um gestor e seus
subordinados. Este grupo costuma estar especificado no organograma oficial da instituição e engloba a maioria dos funcionários. ✂️ d) Grupo de interesse : relativamente permanentes ou não, as pessoas que se juntam para obter uma meta específica com a
qual todos se preocupam. Os funcionários que se unem para buscar melhores condições de trabalho e que formam um grupo
unido para promover seus interesses comuns.