O desejo e o prazer de compreender, de explicar a realidade, de questionar para procurar alternativas, de conhecer para agir
conscientemente são, sem dúvida, fatores poderosos na formação de indivíduos responsáveis e intervenientes. Não foi decerto por
acaso que os regimes totalitários declaram morte à cultura e reduziram drasticamente o tempo de escolaridade e o acesso ao saber.
(Roldão apud Proença, 1999, p. 25-26.)
O ensino de história contribui para o crescimento pessoal e social de cada indivíduo não apenas pelo conteúdo do saber
histórico, mas também pela metodologia adotada. Nesse sentido:
a) O sujeito deve aprender a história real, documentada e oficial para se tornar um indivíduo capaz e responsável por perpetuar
as tradições.
b) Práticas reguladoras de aprendizagem contribuem para o desenvolvimento do raciocínio quantitativo, componente essencial
da educação cívica.
c) Práticas educativas apoiadas em metodologias que apelem para a participação ativa e crítica do aluno são componentes
essenciais da educação cidadã.
d) O professor precisa livrar o aluno do que a sociedade midiática propaga, como a informação rápida da Internet e o
bombardeio de imagens oriundos da TV.