Nas Referências Técnicas para Atuação de Psicólogas(os) na Educação Básica, em sua apresentação da 2ª edição, tem-se: “A educação como direito fundamental foi, durante décadas, alvo de disputa na sociedade brasileira, prevalecendo a concepção de uma educação distinta a depender da classe social. Somente com a Constituição Federal de 1988, o Estado brasileiro define a educação como direito básico e universal”. Mais recentemente, instala-se um intenso quadro de desinvestimento em políticas públicas que nos coloca diante de uma situação de sucateamento e desmonte. Tal situação convoca as(os) psicólogas(os) a reafirmarem o compromisso com os princípios de uma educação democrática, defendendo a pluralidade e a diversidade humana. Com base nas referências citadas, assinale a opção correta.
✂️ a) Ao analisar o contexto das políticas econômicas, políticas públicas e das políticas sociais que constituem o campo educacional brasileiro, o documento destaca as dificuldades já enfrentadas pelos profissionais de psicologia, bem como os princípios e compromissos para sua manutenção nas instituições escolares. ✂️ b) A Psicologia tem importantes contribuições nas análises individualizantes e medicalizantes, pautando reflexões acerca da complexidade das relações sociais que incidem nos processos de aprendizagem. ✂️ c) Ao lidar com os sujeitos e suas subjetividades, a(o) psicóloga(o), em trabalho conjunto com professores apenas, pode possibilitar o reconhecimento das dificuldades de aprendizado, evasão escolar, violência nas escolas, entre outros, que são permeados por vivências de extrema pobreza, racismo, discriminação de gênero e de orientação sexual. ✂️ d) Entre as possibilidades de atuação da(o) psicóloga(o) na Educação Básica, o documento apresenta áreas em que os profissionais devem, obrigatoriamente, centrar suas práticas, a saber, no projeto político-pedagógico; na intervenção no processo de ensino-aprendizagem; no trabalho na formação de Educadores. Exclui-se do rol a educação inclusiva. ✂️ e) As referências técnicas têm por objetivo subsidiar a atuação de psicólogas(os) na educação básica, pautando-se nas diretrizes da política nacional de educação e nos preceitos teóricos e éticos da Psicologia. Pretendem, ainda, contribuir para a melhoria da qualidade da educação, de maneira que as práticas psicológicas favoreçam a reflexão e a abordagem crítica dos desafios que as(os) psicólogas(os) precisam enfrentar no contexto educacional brasileiro.