Há mais ou menos uma década, foram publicados dois artigos que abordam questões ainda vivas no campo da educação. Seus autores, Maria Helena Souza Patto coloca em pauta o ensino a distância e a falência da educação, enquanto Fabio Scorsolini-Comin discute as repercussões do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) no campo da Psicologia da Educação. A partir de seus trabalhos, é correto afirmar que
✂️ a) o autor defende que o uso das TDICs deve ser compreendido de modo acrítico, e não como uma estratégia de mercantilização da educação e de afastamento entre docentes e alunos. ✂️ b) a autora não questiona, no âmbito da educação a distância, se há relação professor-aluno numa proposta de ensino em que o professor é mero veículo de textos e de exercícios previamente ordenados, pré-fabricados por outrem. ✂️ c) para o autor, as TDICs devem ser compreendidas como uma produção ahistórica e associal, como um incremento de qualidade aos processos. ✂️ d) para a autora, a partir da análise do discurso oficial em defesa do ensino superior a distância, identificam-se os silêncios que o estruturam. Esse discurso ignora a dimensão ideológica da ciência e da técnica e desconsidera a complexidade da relação pedagógica. ✂️ e) a partir das potencialidades que as tecnologias apresentam para os processos de ensino-aprendizagem, torna-se obsoleto indagar se há espaço para a constituição de uma relação transferencial como condição da relação pedagógica.