Na postagem do CFP, intitulada Dez Razões para Psicologia e Serviço Social na Educação Básica , encontra-se, como uma das justificativas, a tendência de que “A presença de psicólogas(os) e assistentes sociais nas escolas pode contribuir significativamente para a efetivação de direitos e políticas públicas tão essenciais às crianças em idade escolar, como o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Estatuto da Igualdade Racial, o Estatuto da Juventude e o Estatuto da Pessoa com Deficiência”. Diante de lutas tão importantes para que haja uma inclusão efetiva, é fundamental que esses profissionais conheçam as políticas que contemplam estudantes e suas famílias nas diversidades que singularizam suas vidas. No que diz respeito à realidade da educação inclusiva, assinale a opção correta.
✂️ a) Para além da deficiência, há um sujeito com desejos, vitórias, medos, limitações, com concepções ideológicas, fazeres, gostos, vontades que não devem ser negligenciados em generalizações. O que se quer é esquecer as diferenças e tratar todas as diferenças de forma igual. ✂️ b) As políticas públicas educacionais referentes à educação inclusiva diferem quanto a outras políticas públicas para a escola, pois os atores sociais mais importantes no processo − professores, alunos e suas famílias − participaram das decisões. ✂️ c) O conceito de educação inclusiva substitui o conceito anteriormente cunhado de educação especial, pois foca uma educação democrática que visa à acessibilidade da educação para todos que queiram uma adaptação escolar. ✂️ d) Professores e demais profissionais da educação são destituídos de poder ao se verem reféns das políticas educacionais impostas de forma tão pouco democrática. Por outro lado, esse poder subtraído não desfaz as antigas relações desiguais entre escola pública e familiares dos alunos, talvez justamente potencializa tais relações de poder. ✂️ e) A Declaração de Salamanca ajudou a expandir o conceito de necessidades educativas especiais para todo aquele que precisasse da adaptação da escola, para que suas necessidades fossem atendidas, desde que respaldado pela devida avaliação neuropsicológica e orientado. Assim, a sua escolarização poderia se encaminhar.