Considerando o capítulo V do Código de Ética da Fonoaudiologia, que aborda os relacionamentos na prática profissional, um
fonoaudiólogo está atendendo um paciente idoso diagnosticado com disfagia neurogênica pós-AVC. Segundo dados epidemiológicos,
o Brasil apresenta um aumento significativo de casos de AVC, sendo a disfagia uma das principais complicações nesses pacientes.
Durante o atendimento, o fonoaudiólogo deve observar rigorosamente seus deveres e direitos éticos em relação ao cliente.
De acordo com o Código de Ética da Fonoaudiologia, qual das seguintes afirmações é CORRETA sobre os deveres do fonoaudiólogo
na relação com o cliente?
✂️ a) É facultativo ao fonoaudiólogo o detalhamento dos procedimentos adotados, seja na avaliação e/ou no tratamento realizado. ✂️ b) O fonoaudiólogo pode discriminar cliente com base em sua identidade de gênero, desde que justifique isso por razões profissionais. ✂️ c) O fonoaudiólogo não precisa informar ao cliente sobre sua qualificação profissional, apenas sobre os custos dos procedimentos
adotados. ✂️ d) O fonoaudiólogo deve registrar em prontuário físico e/ou eletrônico todos os atendimentos, descrevendo procedimentos, faltas
justificadas ou não, e também desistências. ✂️ e) O fonoaudiólogo deve recusar o acesso do responsável legal ao procedimento imediatamente antes de dar início ao atendimento,
para garantir o rendimento da sessão.