A BNCC, no caso de Língua Portuguesa, organiza
as práticas de linguagem em categorias, sendo
Leitura/escuta, Escrita, Oralidade e Análise
linguística/semiótica. Pensando na ação
pedagógica voltada para a alfabetização, elas
podem ser assim compreendidas, EXCETO .
✂️ a) Leitura/escuta (compartilhada e autônoma),
tendo por objetivo ampliar
o letramento iniciado na Educação Infantil e na
família, por meio da progressiva incorporação
de estratégias de leitura, compartilhada e
autônoma, em textos de diferentes
complexidades. ✂️ b) Escrita (compartilhada e autônoma),
propondo construir o domínio progressivo da
habilidade de produzir textos em diferentes
gêneros, sempre tendo em vista a
interatividade e a autoria. ✂️ c) Oralidade, reforçando que o oral também é
objeto de estudos, e reconhecendo que a
aprendizagem das características discursivas
e das estratégias de fala e escuta ocorre por
meio do uso, da interação com o outro. ✂️ d) Análise linguística/semiótica (alfabetização),
sendo uma prática articulada com as demais,
que indica explicitamente a sistematização da
alfabetização, com a proposta de reflexões
sobre o sistema de escrita alfabética e o
funcionamento da língua e de outras
linguagens. ✂️ e) A BNCC, no caso de Língua Portuguesa, não
trabalha as práticas de linguagem em
categorias.