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Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assina...

Responda: Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.( ) Em “Dupin foi até o banheiro” (linha 1) e “teve a consi...


Q932761 | Português, Vestibular Primeiro Semestre UDESC, UDESC, UDESC, 2017

Texto associado.
Texto 3
1. Dupin foi até o banheiro, ficou alguns minutos, outros tantos na cozinha,
percorreu a sala, demorou-se diante de duas gravuras, uma de Goeldi, outra de
Carlos Scliar, antes de sentar depositou no canto da mesinha perto da janela o coco
da Bahia, repetindo “bom, bom”, perguntei “ quer outro?”, sorriu “não, vou noutra
5. cachacinha” “ quem sabe prefere uma caipirinha?” “caipirinha” “ é, é, cachaça,
limão, açúcar, pedrinha de gelo”, “vai estragar a cachaça” e sem interrupção: “esta
casa de madeira é um arremedo, não lhe parece, do apartamento?”, antes que
tivesse tempo de responder ouvi o ranger da porta se abrindo e, sem conseguir
identificá-las, quatro vozes “Boa noite!”, logo uma voz se destaca “com esta floresta
10. encobrindo a casa tanto pode ser boa manhã, bom dia, boa tarde, boa noite, bom
amanhecer; outra voz, a do comissário, indagou “Quem é este?” “É um amigo,
puxem cadeira, sentem. Espero que em pouco tempo os nós sejam desfeitos. Foi
bom vocês aceitarem, eu estava ficando desesperado, mandei toda a
documentação para alguém que admiro, August Dupin, mas nem ele conseguiu
15. desfazer os nós, teve a consideração de vir até aqui, e agora, com a presença de
vocês, vamos ver o que podemos fazer.”
Dupin foi sucinto: “Vou começar pela ordem dos documentos que recebi, com o Tu”.
MIGUEL, Salim. Nós. Florianópolis: Editora da UFSC. 2015,pp 70-71.
Analise as proposições em relação à obra Nós, Salim Miguel, e ao Texto 3, e assinale (V) para verdadeira e (F) para falsa.
( ) Em “Dupin foi até o banheiro” (linha 1) e “teve a consideração de vir até aqui” (linha 15) a palavra destacada, nos períodos, estabelece relação de lugar na primeira oração, enquanto no segundo período de finalidade, embora, morfologicamente, seja preposição nos dois períodos.
( ) Nas estruturas gramaticais “e sem interrupção: “esta casa de madeira é um arremedo, não lhe parece, do apartamento” (linhas 6 e 7) as expressões destacadas são locuções adjetivas, e podem ser substituídas por ininterrupta e lígnea, sem alterar o sentido no Texto.
( ) A novela policial de Salim Miguel é entremeada por intertextualidade. O capítulo Ninguém se apresenta sem logicidade literária – conceitos, poemas, notícias, relatos de jornais, quebrando a linearidade da narrativa e, simultaneamente, interrompendo o ato investigatório.
( ) O sinal gráfico de aspas, pontuando o Texto, representa o diálogo entre as personagens, logo pode ser substituído por travessões, sem que haja alteração de sentido no diálogo.
( ) Na estrutura “diante de duas gravuras, uma de Goeldi, outra de Carlos Scliar” (linhas 2 e 3) as palavras destacadas remetem a uma característica marcante do autor – a intertextualidade.
Assinale a alternativa correta, de cima para baixo.
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