Referindo-se a Walter Benjamin, a filósofa
Jeanne Marie Gagnebin afirma que “seu primeiro
texto traduzido no Brasil foi A Obra de Arte na Era de
sua Reprodutibilidade Técnica . O ensaio introduz
hipóteses essenciais para uma teoria da arte
contemporânea, marcada, segundo Benjamin, pela
‘reprodutibilidade técnica’, central na fotografia e no
cinema, que abole progressivamente ‘aura’ de
unicidade e de autenticidade da obra de arte”.
Gagnebin, J. M. Walter Benjamin na era da reprodutibilidade
técnica. In: Folha de São Paulo , em 07/10/2012.
Disponível em:
https://m.folha.uol.com.br/ilustrissima/2012/10/1164782wa
lter-benjamin-na-era-da-reprodutibilidade-tecnica.shtml.
Sobre o conceito benjaminiano de reprodutibilidade
técnica , é correto afirmar que
✂️ a) doravante não podemos mais distinguir, entre as
obras imagéticas autorais da tradição, as que são
autênticas ou não. ✂️ b) as obras, cujas técnicas de reprodução são
também técnicas de produção, não possuem
mais autores nem contexto histórico. ✂️ c) suas obras diferem das da tradição, porque, à
diferença destas últimas, não testemunham uma
transmissão cultural. ✂️ d) se constitui na única possibilidade de obras de
arte realmente autênticas na experiência social,
cultural e estética atual.