As empresas usam diferentes estratégias para se destacar de seus concorrentes. Buscam mecanismos
de diferenciação que possam garantir sua permanência e superioridade no mercado. A maneira como as
empresas se relacionam em sua cadeia de suprimentos irá determinar o nível de vantagem competitiva.
A concorrência não ocorre entre empresas, e sim entre cadeias de suprimentos.
CHRISTOPHER, M. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos. 4. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2018 (adaptado).
Considerando uma empresa que busca aplicar o paradigma da gestão da cadeia de suprimentos a seus
relacionamentos com fornecedores e clientes, é correto afirmar que
a) a gestão da cadeia de suprimentos é entendida como a integração de processos como aqueles
relacionados à transformação e ao fluxo de mercadorias, incluindo desde a obtenção da matéria-prima até a entrega do produto para o mercado final.
b) uma empresa, ao ter seu processo reduzido em uma cadeia de suprimentos, passa a ter melhor
desempenho operacional se comparada às demais empresas da cadeia que integra, pois determina
seus próprios critérios operacionais sem precisar seguir as regras e normas ditadas por sua cadeia.
c) as organizações estão se tornando independentes dos demais elos da cadeia de suprimentos para
que possam apresentar êxito em seus segmentos, pois a presença de diversos elementos interagindo
entre si acaba restringindo a padronização dos níveis de qualidade exigidos para os produtos.
d) a propensão das empresas modernas tem sido a de desempenhar cada vez menos as suas funções
estratégicas, e o que se percebe é que elas repassaram a seus fornecedores as suas atividades,
delegando para os parceiros comerciais a responsabilidade por suas ações estratégicas.
e) os critérios de qualidade dos processos logísticos têm por objetivo integrar aspectos relacionados a
processos, fornecedores e clientes de uma organização e mesmo quando as empresas conseguem
realizar essa integração, os clientes não chegam a perceber melhorias no nível de serviço.