Uma equipe pedagógica de uma rede municipal está
reformulando seu Projeto Político-Pedagógico (PPP),
buscando alinhamento às Diretrizes Curriculares
Nacionais para a Educação Básica. Em suas discussões,
os profissionais se deparam com desafios relacionados à
articulação entre os princípios ético-políticos, a
valorização das identidades dos sujeitos e a superação
das desigualdades educacionais.
Com base nos princípios e fundamentos das DCN/EB,
assinale a alternativa que melhor expressa a concepção
de currículo e de prática pedagógica orientada por esse
documento:
✂️ a) O currículo deve ser concebido como prática social
intencional, historicamente situada, orientada pelos
direitos de aprendizagem, pela diversidade cultural
dos sujeitos e pela promoção da equidade,
articulando conhecimentos, valores e experiências
escolares e extraescolares. ✂️ b) O currículo, ao seguir um modelo prescritivo de
organização disciplinar, garante maior objetividade e
eficiência no ensino, permitindo que as escolas
cumpram metas nacionais sem comprometer a
autonomia pedagógica. ✂️ c) A prática pedagógica deve basear-se na
padronização dos saberes escolares e no controle
das aprendizagens, assegurando a homogeneidade
entre os diferentes sistemas de ensino como
estratégia de combate às desigualdades. ✂️ d) As DCN/EB estabelecem que a organização
curricular deve ser centrada nas disciplinas clássicas
do conhecimento, com foco em conteúdos
acumulativos, visando à formação integral por meio
da excelência acadêmica padronizada.