De acordo com Irandé Antunes (2003), exemplificam
as etapas de planejamento, escrita e reescrita de um
texto, correta e respectivamente, as ações:
a) realizar a tarefa motora de escrever; avaliar a continuidade temática e escolher os critérios de ordenação das ideias, das informações; observar a concatenação entre os períodos, entre os parágrafos ou
entre os blocos superparágrafos.
b) enfoque na escrita gramaticalmente correta; rever a
fidelidade de sua formulação linguística às normas
da sintaxe e da semântica, conforme prevê a gramática da estrutura da língua; realizar a tarefa motora
de escrever o que foi planejado.
c) avaliar a continuidade temática e confirmar se os
objetivos foram cumpridos; pôr no papel o que foi
planejado; estar seguro quanto ao que pretende
dizer a seu parceiro – enfim, estar seguro quanto
ao núcleo de suas ideias e de suas intenções.
d) decidir quanto às estratégias textuais que podem
deixar o texto adequado à situação; avaliar a clareza do que foi comunicado e a adequação do texto
às condições da situação; escolher os critérios de
ordenação das ideias, das informações.
e) delimitar o tema e escolher o ponto de vista a ser
tratado; cuidar para que os itens planejados possam
ser todos cumpridos; rever aspectos da superfície do
texto, tais como a pontuação, a ortografia e a divisão
do texto em parágrafos.